

Queremos ver o seu projeto crescer e expandir. Apoiar o seu sonho é parte do objetivo da nossa instituição e nos enche de orgulho acompanhar o seu desenvolvimento.




Apoiar o seu sonho é parte do objetivo da nossa instituição e nos enche de orgulho acompanhar o seu desenvolvimento.

Uma de nossas normas em prol da sustentabilidade ambiental é a de não financiar a abertura de novas áreas. Então analisamos as glebas do croqui para verificar se existem agrupamentos arbóreos maiores que 0,5 hectares.
Esse critério está parametrizado na plataforma Terras Crédito Rural em conformidade com a política de crédito do Banco da Amazônia.
CAR é o Cadastro Ambiental Rural.
Quando você for aprese'ntar sua proposta de crédito rural é necessário efetuar sua inscrição e nos apresentar o seu recibo. Ele deve estar vigente e será apresentado através do aplicativo TERRAS.
Algumas pessoas estão dispensadas de apresentar o recibo do CAR ou podem apresentá-lo de forma coletiva. Veja quem são:
Dispensados de apresentar o CAR:
- pescadores artesanais, conforme documentação comprobatória emitida pelo órgão competente, que não sejam proprietários de imóvel rural e cujo projeto de financiamento esteja vinculado à atividade da pesca artesanal;
- extrativistas que não sejam proprietários de imóvel rural e que não sejam ocupantes de Unidades de Conservação.
- indígenas situados nas Terras Indígenas indicadas pela Funai para compor a base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), desde que não sejam proprietários de imóveis rurais;
Autorizados a apresentar CAR perímetro (CAR coletivo)
- povos e comunidades tradicionais habitantes ou usuários em situação regular nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável (CAR da Unidade, realizado pelo órgão responsável pela sua gestão).
- quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais em áreas e territórios de uso coletivo, (CAR da área ou território, realizado pelo órgão ou instituição competente pela sua gestão ou por sua entidade representativa).
É obrigatória a apresentação das coordenadas geodésicas (CG) para as operações de crédito rural de custeio e de investimento que estejam vinculadas a uma área delimitada do imóvel rural.
O levantamento de dados para Limite de Crédito será através do preenchimento da Ficha Cadastral Rural (FCR) com registro fotográfico da atividade produtiva e utilização de índices técnicos.
É necessária também a assinatura do Termo de Responsabilidade Técnica junto à Agência de Relacionamento.
- Termo de Responsabilidade Técnica
- FCR
Para mais informações converse com a gente pelo telefone 4008-3888 ou pelo email ged@bancoamazonia.com.br, será um prazer auxiliar você.
As propostas devem contar uma via física, apresentada na agência, e uma via digital, por meio de Dossiê Eletrônico nos formatos *.pdf, *.xls, *.xlsm, *.dwg, *.prj, *.shp, *.shx, *.dbf, *.tif, ou *.tiff.
Outras informações sobre apresentar e enviar a sua proposta você encontra em nosso checklist.
O seu projeto deve ser enviado a Agência, mas a proposta socioambiental é apresentada através do Aplicativo de Análise Socioambiental disponibilizado pelo Banco.
Uma iniciativa do Banco da Amazônia em parceria com a Terra Solutions APP para descomplicar o seu financiamento.
A proposta deve ser apresentada em duas vias: uma física na agência de relacionamento e outra em meio digital.
A via eletrônica deve estar em um dos seguintes formatos: *.pdf, *.xls, *.xlsm, *.dwg, *.prj, *.shp, *.shx, *.dbf, *.tif, ou *.tiff; e deve ser apresentada pelo Aplicativo Terras de Gerenciamento de Risco Socioambiental.
Baixe o documento e organize seu projeto. Nele, você encontra:
Pastas do dossiê eletrônico padronizadas;
Nomeação automática dos arquivos conforme;
Codificação de cadastro único;
Padronização dos nomes dos itens/documentos;
Organização dos arquivos nas pastas;
Compressão/redução do tamanho dos arquivos digitalizados;
Triagem/verificação dos documentos digitalizados.
Encontre os modelos de todos os documentos necessários à elaboração do seu projeto.
Modelo de Termo de Consentimento para Compartilhamento de Dados
FISA
Apêndice - G - Formulário - ASG
Declaração Sócio-Administrador
Declaração - Existência de Operações
Declaração de Dispensa CND
Carta de Anuência
Declaração CVM
Comprovação de Liberação de Parcela
Quadro de Endividamento
Declaração de Coordenadas Geodesicas
Relatório de Opinião de Valor - Imóvel Rural / Externo
Termo de Responsabilidade Técnico - FCR
O aplicativo Terras Crédito Rural organiza os critérios de análise socioambiental que considera critérios restritivos, critérios condicionais e critérios informativos, que visam dar conformidade com a política de crédito do Banco da Amazônia.
A análise socioambiental rural será realizada de acordo com as informações registradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e terá prazo de validade de 90 dias contados a partir de sua emissão, devendo ser realizada nova análise socioambiental em caso de vencimento do referido prazo.
Na busca contínua por melhorias no aplicativo TERRAS e alinhamento com as políticas de segurança da informação do Banco, será exigida a Declaração LGPD assinada pelo proponente, projetista, proprietário do CAR e do imóvel. A medida garante conformidade com a LC nº 105/2001 e a Lei nº 13.709/2018 (LGPD). Os usuários também deverão atualizar o Termo de Uso.
Na inclusão de dados, o sistema disponibilizará a declaração para download.
Após o preenchimento e assinatura, o documento deverá ser digitalizado.
Por fim, será necessário fazer o upload da declaração no aplicativo TERRAS.