


Acompanhe de perto o que entra e o que sai e tome decisões mais seguras.
Com o controle em dia, sobra dinheiro para realizar planos e lidar com imprevistos.
Organização evita atrasos e reduz o risco de endividamento.
Planejar permite usar seu dinheiro de forma mais estratégica e eficiente.
Com as finanças em ordem, você pode focar em fazer seu dinheiro render.
Mais tranquilidade e equilíbrio para viver com menos estresse e mais liberdade.


Confira conteúdos que farão você entrar em 2025 com as finanças em dia e realizar os seus sonhos sem a sua conta ficar no vermelho.
Educação financeira é a forma como você se relaciona com seu dinheiro, o modo estratégico como seus recursos são utilizados. Envolve planejamento, criação de metas, poupança, investimento e muita consciência e disciplina para bom uso monetário.
Orçamento familiar é o controle das finanças dentro do lar; envolve gastos fixos, variáveis, planejamento e poupança. As despesas como água, luz, telefone e internet não são as únicas que temos dentro de nossos lares, mas exigem atenção assim como os demais gastos, como alimentação, transporte e viagens, por exemplo. Um orçamento familiar permite ao indivíduo controlar suas finanças pessoais voltadas para a manutenção de recursos básicos, como a moradia.
Poupar dinheiro é uma tarefa mais que necessária. Corresponde à separação de recursos para uso em determinadas situações, como os fundos de emergência. Poupar dinheiro possibilita o indivíduo a ter uma margem monetária "em caixa", evitando situações de sufoco.
Crédito é uma forma de recurso que podemos extrair de instituições financeiras para complementar os gastos em um orçamento. É utilizado para suprir necessidades, quando não se tem disponível dinheiro suficiente para realizar uma ação, como aquisição de produtos ou serviço e pagamento de dívidas.
Os empréstimos devem ser solicitados de maneira consciente e em casos de extrema necessidade, quando, de fato, não há condições de arcar com um produto ou serviço. Eles servem para colocar as contas em ordem, mas acabam por se tornar uma dívida, logo, é preciso cuidado e consciência da educação financeira.
Uma dívida não paga pode trazer muitos prejuízos, por isso, é importante controlar os gastos e honrar compromissos. Você pode negociar sua dívida e se manter em dia com a instituição financeira e com o próprio planejamento de finanças. Fique atento(a) às possibilidades de negociação oferecidas e não deixe seu nome cair em órgãos restritivos.
Trabalhar, receber o salário, pagar as contas e não sobrar dinheiro? Organize suas finanças de forma efetiva e fuja desse dilema. Aprenda 11 maneiras para chegar a 2025 com a "conta verdinha" seguindo a Educação Financeira.
O medo e a falta de informações o impedem de investir? Pois saiba que esse medo é comum e existem modos de superá-lo. Se você quer entrar no mundo dos investimentos, pode começar por uma das cinco modalidades:
Fundos Imobiliários;
Previdência Privada;
Renda Fixa;
Debêntures incentivadas;
Fundos de Investimentos em Cotas(FIC).